Catadão PB: (o que tem rolado no jogo)

Olá garotinhos e garotinhas entusiastas do cheirinho de pólvora queimando. Estamos aqui mais uma vez, humildemente, para falar dos temas mais discutidos no PB nesses últimos dias (semanas talvez?). Apertem os cintos e vamos pra xinxa!



Sim, o Papai Noel no Point Blank anda atrasado, o que é uma pena. Mas calma, temos boas explicações pra isso acontecer (e uma mensagem de muita esperança para quem aguentar ler até o final).


Muitos jogadores estranharam o fato do evento das cartas de missão de Natal já ter sido liberado em outros servidores de PB e ainda não no nosso. Realmente, para quem não conhece todos os pequenos probleminhas que envolvem uma atualização de conteúdo no jogo, fica parecendo que a equipe do PB Brasil é um esculacho, que estão todos enchendo a pança de rabanada e panetone enquanto os GM's dos outros PB's ralam para que o evento funcione. Felizmente não é bem assim...


Como provavelmente alguns notaram desde que o PB Brasil foi lançado, nosso serviço conta com a ferramenta anti-hack X-Trap. Ao contrário dos outros servidores de Point Blank, que optaram por usar Gameguard ou Hackshield, a Ongame realizou uma pesquisa antes da contratação da proteção anti-hack e chegou a conclusão de que o X-Trap, por ser um anti-hack pouco usado em jogos FPS online, seria uma boa pedida. A razão disso é que provavelmente a comunidade de hackers teria mais dificuldade em burlar a proteção do X-Trap, que era pouco usada, do que outros serviços mais bem conhecidos dentre o jogos FPS online.


Alguns meses depois do lançamento podemos dizer que nossa estratégia deu certo, visto que ficamos por muito tempo livres de hacks e, mesmo agora, existe um número absurdamente menor de ferramentas de trapaça para o PB Brasil do que para outros servidores de Point Blank.


CONTUDO (e aqui vem a parte chata), contar com o X-Trap tem lá suas desvantagens. A principal delas é que a desenvolvedora do jogo também não tem muita experiência ao lidar com esse anti-hack específico e, portanto, o risco de conflitos é maior (e o tempo que levam para ajustar o jogo é mais longo). Foi o que aconteceu com a atualização do evento de Natal. Depois de testarmos todo o funcionamento do evento (inclusive testar as missões exclusivas que só o servidor brasileiro vai ter, porque sabemos que os brasileiros são os melhores no FPS e dão conta de fazer missões mais cascudas) os arquivos responsáveis pela aplicação do evento no jogo deram conflito com o X-Trap. Como não queremos o Point Blank de ninguém travando loucamente só por causa de uma atualização de evento, refizemos o teste trocentas milhões de vezes, mas as incompatibilidades persistiram.


No momento, desenvolvedora e empresa responsável pelo X-Trap estão QUASE terminando os ajustes para deixar o jogo bonitinho, portanto tendo muita esperança é capaz do evento ser liberado ainda essa semana. Obviamente informaremos a todos quando isso acontecer.


Esperamos que tenha ficado tudo explicado com relação ao "por quê esses GM's vagabundos duma figa não liberam o evento pra gente!" ;)





Já que o tocamos no assunto "hack", ficamos contentes de ver que quase não há casos de uso de hacks no PB Brasil e, nos poucos relatos ou flagrantes da nossa equipe, o uso de hack é feito para liberar conteúdo que ainda está bloqueado no jogo. Isso quer dizer que todas aquelas salas de "modo sniper" ou "modo shotgun" que você pode ter visto no lobby do jogo são liberadas com o uso de hack.


Como todo mundo sabe (ou deveria saber) o uso de hack e o aproveitamento de qualquer benefício através do uso de hack são proibidos e fazem sua conta ir pro brejo. Isso inclui, infelizmente, o uso de modos de jogo que ainda não foram oficialmente liberados no nosso servidor.


"Mas mas mas mas mas mas GM, eu não criei a sala, eu só tava jogando e depois o dono saiu e eu fiquei como dono, não me baneeeeee"


Exatamente por isso estamos alertando: não entre em salas desse tipo. Se o GM pegar você numa sala dessas (ou se alguém denunciar e acredite, sempre existe alguém denunciando essas coisas) não poderemos fazer nada a não ser punir sua conta. Por mais que isso não seja lá um benefício explícito do jogo, jogar em modos que não estão liberados não é permitido e dá cadeia (virtual). Fique esperto, siga as regras e use o jogo para se divertir, não para azucrinar a diversão dos outros.





Kriss. A arma mais odiada de todas. Ela é mais odiada do que político corrupto (pleonasmo?). Ela é mais odiada do que engarrafamento durante viagem de férias. Ela é mais odiada que um pote de sorvete cheio de feijão no congelador, enganando todos que vão seco no napolitano durante o verão.


A quantidade de reclamações que nossa equipe recebeu sobre a Kriss ultrapassou o número de votos da última final do BBB 100. E como todos vocês sabem, quando alguma coisa incomoda muito vários jogadores, os GM's ficam sensibilizados e começam a ver o que dá pra fazer.


Pelo que parece não é a primeira vez que a Kriss é taxada de vilã. Em servidores internacionais problema semelhante ocorreu. Contam as lendas que inclusive em um deles, depois de tantas reclamações a respeito, a arma foi nerfada com tamanha severidade que pessoas só no soco matavam mais do que usando a Kriss (isso foi um exagero, vamos deixar claro).


- Pausa para explicação nerd


Se você nunca ouviu falar ou não sabe o que significa o termo NERF, prepare-se para uma breve aula.


NERF teve sua origem num antigo MMO RPG chamado Ultima Online (e quem jogava sabe que era divertido). Em um dado momento no jogo, os desenvolvedores "pioraram" umas espadas devido a reclamações de muitos jogadores com relação ao poder desigual das mesmas (qualquer semelhança com o caso Kriss não é mera coincidência).


Após essa "piorada" das espadas, um número ainda maior de jogadores começou a reclamar que as espadas, anteriormente fortes, agora pareciam espadas de brinquedo. E uma marca famosa de espadas de brinquedo se chamava NERF (curiosamente eles também fazem armas de brinquedo). A partir daí o termo "nerfar" ficou conhecido entre jogadores online como o ato de piorar um item, equipamento e etc.


- Retorno da pausa para explicação nerd


Ufa, depois dessa explicação toda, o que queremos dizer? Duas coisas:

Coisa número 1: Sabemos que a arma está realmente um pouco desbalanceada e já fizemos solicitação para a desenvolvedora ajustar melhor os valores dos atributos da Kriss.


Coisa número 2: Notamos que existe uma reação exagerada ao uso da arma. Ela está desbalanceada mas ela não é garantia de vitória para ninguém. Portanto, aos jogadores que a tratam como se ela fosse a versão portátil da Estrela da Morte, peguem leve, reclamem menos e tentem se divertir ou procurar estratégias e alternativas de jogo que compensem as fraquezas da Kriss (elas existem).



E é isso. Em breve voltaremos com mais notícias bombantes, curiosidades, respostas para reclamações e aquela receita de bolo de fubá delícia que só a vovó sabe fazer.


Grande abraço a todos!

3 comentários:

  1. Puts! até quando vão ficar no CTR+C, CTR+V do site oficial do PB!

    Era melhor escrever um comentário e colocar o link direto não?

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    essa SS é mt foda.

    ResponderExcluir
  3. ei tenho hun asunto dos molekes aqui da lan esta usando hakerr se vcs conheçen o gm pode falar cmg ai eu falo os nomes : msn : bruno.chiaromonte@hotmail.com tb esse é o meu msn

    ResponderExcluir